sexta-feira, 26 de junho de 2009

terça-feira, 23 de junho de 2009

EDIÇÃO DO GIBI CIPEIRINHO

DGrepórte entrega semanalmente gibis com personagem criado pelo aluno Matheus (cipeiro) e Kevin (aluno monitor). Cada edição tem histórias interessantes, alertando os alunos quanto a segurança na escola!

domingo, 14 de junho de 2009

FESTA JUNINA “Nhô DIAS GOMES"

No último dia 06 de junho realizou-se em nossa escola um grande arraial, que superou nossas expectativas. Foi uma festa muito animada que contou com danças, quadrilhas, comidas típicas, pescarias, bingos e correio elegante. Com o sucesso da festa, a Equipe Dias Gomes só tem a agradecer aos alunos e participantes deste grande evento.

Somos feitos – TODOS – do Amor e para o Amor

A ÁGUA E A CRIANÇAPlim, plim, plim- cai uma gotinha de água entre as folhas amarelecidas no chão.Logo mais,Vai se transformando Em fio d'água, Fazendo valetaPelo meio do mato.Plim, plim, plim,- é a nascente de um rio,cantando, murmurando e insinuando sua forma líquidano chão da Terra.Plim, plim, plim,- os olhos de uma criança acompanham com encantamento,a Vida, que se faz feito Ternura ao seu redor.Lá dentro, no espelho d'água,Ela vê o seu rostinho Devolvendo-lhe O olhar extasiado. Nesta água querida,Banha o seu corpo, Que sente o abraço Amoroso da Vida. Num Batismo de energia e de vitalidade.A criança sorri,A água murmura, Corre e canta...A criança é Luz: Brinca e se encanta. Água - criança -Luz - Sorriso - Vida - Alegria. É o Milagre da Mãe-Terra, Envolvendo duas Criaturas amadas Num abraço de Ternura E de eterno Agradecimento.
Saleti HartmannCândido Godói-RS

CELULAS

TRABALHO REALIZADO PELA 6ªSÉRIE PROFESSORA CRISTINA

ALUNOS DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO E SAAI

Alunos de SAAI PROFESSORA ROSILENE B. FARIA

ALFABETIZAÇÃO- EJA

PROFESSORA ROSANA

EQUIPE APOIANDO O CIPEIRINHO!

TODA EQUIPE AJUDANDO A MELHORAR O AMBIENTE DE TRABALHO E O MEIO AMBIENTE EM GERAL!

CIPEIRINHO -O GIBI LEGAL

ALUNOS ACOMPANHAM AS HISTÓRIAS DE CIPEIRINHO, O MENINO LEGAL!

NOSSA COLABORAÇÃO É MUITO IMPORTANTE AO MEIO AMBIENTE!

VOCÊ PODE AJUDAR O MEIO AMBIENTE!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

VERDE NA ESCOLA

Plantas Medicinais na Escola
Estimular a comunidade e educandos, para a conscientização da preservação ambiental, através da valorização dos recursos naturais, conhecendo e aprendendo sobre plantas medicinais e sua importância na descoberta de novos medicamentos.

PORQUE O PLANETA ESTA DOENTE?

PORQUE USAR SOBRAS DE ÓLEO DE FRITURAS ?

A gordura Hidrogenada é usada na culinária para dar consitência à preparação. Ela é chamada de hidrogenada porque é rica em hidrogênio. Já os óleos são pobres nesses componente, porém quando submetidos a temperaturas muito altas (caso das frituras) ele agrega hidrogênio que dá consistência ao sabão. Por isso com óleo novo o sabão não fica durinho. E é por isso também que fritura faz tanto mal à saúde intupindo veias e artérias. Já quando usamos no sabão gordura ou cebo animal não há problema, porque essas gorduras são ricas em hidrogênio. Já repararam quando fazemos um assado? A gordura que fica no fundo da assadeira fica dura mesmo em temperatura ambiênte. Por isso também que consumo excessivo de carne gorda faz mal à saúde.

RECEITA DE SABÃO ECOLÓLICO

Receita fácil
Em um balde de plástico médio,1/2 k de soda caustica em escama (a liquida não dá, pois não tem a exata proporção para este uso) devolvida em 1 litro de água fervente.Acrescentar 2 litros de óleo usado ou outra gordura desde que esteja liquida. Misturar por uns 15 minutos e acrescentar, 1/2 litro de álcool combustível (de posto).O segredo de tudo vem agora. Mexer bem até a mistura ficar uma pasta firme, mas ainda maleável. Se a mistura não for bem feita, o sabão não endurece fica uma pasta meio dura e esfarelando.Se desejar dar um perfume, colocar junto com o álcool 50 ml de essência a gosto. Aqui costumamos desfazer com estas de Coco, usadas para culinária que se encontra em qualquer Super Mercado.Levar a formas de madeira ou em uma bacia de plástico retangular com uns 30 por 40 cm, destas parecidas com forma de lasanha. Não usar formas de metal, nem caixas de leite longa vida. A soda é corrosiva e destrói o metal, deixando resíduos no sabão, nada ecológico.Apos dois dias desenformar e cortar as barras, colocando e lugar ventilado por mais uns dias. Apos vão ficar com certa escamação, mas não preocupem, pois é natural. A soda excedente, esta sendo eliminada.Limpe com um pano e embale com um filme.Esta receita é ótima para limpeza de panelas, pratos e roupas, deixando um brilho e amacia as mãos. Dicas:Pode usar qualquer gordura desde que liquida e devidamente filtrada.Uma ressalva fica para a gordura que foi usada para fritar peixe. Esta gordura fica com o cheiro do peixe e passa para o sabão, ficando desagradável o odor.Se desejar um sabão mais suave deixa e por mais de 15 dias em descanso e lugar fresco,e embale, assim a soda excedente irá sair toda e não agride a pele. Agora o, entretanto final.Lembrem sempre que as dosagens devem sempre ser seguidas a risca, aumentando ou diminuindo sempre na proporção igual, sendo que fazer sabão não é difícil, mas é química, e a química é exata, e não aceita mudanças sem que tenha conseqüências diversas, fora das que desejamos. Um sabão perfeito e sem agredir as mão e o meio ambiente. AtençãoSempre usar equipamento de proteção, luvas, óculos e jaleco, quando estiver manipulando produtos cáusticos e ácidos. Receita do Sr. Paulo RS

DGrepórter-ENTREVISTAS COM EDUCADORES

O tema do Projeto da U.E “CIDADE E QUALIDADE DE VIDA” ,está relacionado à sustentabilidade e ao consumo consciente. Como a Escola Dias Gomes da Rede Municipal de São Paulo vai trabalhar o tema durante o ano? Nossa escola está trabalhando por meio de pesquisas na Internet, pesquisas em campo,entrevistas na comunidade, conscientização no local escolar,filmagem das áreas afetadas por lixos e objetos, publicações no Jornal Escolar ”Aluno Monitor” encontros com os alunos “DGrepórter” e alunos Cipeiros ,publicação no Blog Escolar ,filmes que retratem o tema, teatro infantil, oficinas de reciclagem, distribuição de panfletos informativos, questionamentos dos mais variados assuntos envolvendo o tema sustentabilidade. No projeto trabalha-se conscientização sobre a necessidade de separar o lixo, consumo consciente dos alimentos, uso consciente dos materiais escolares etc. Com relação ao projeto: Em quais séries será desenvolvido? Quais as disciplinas envolvidas? Atuará de forma integrada, abrangendo toda a comunidade escolar. O projeto deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda que suas ações têm consequências. Os temas são: lixo reciclável, coleta de óleo de cozinha para a fabricação de sabão e redução do desperdício de papel. Os conteúdos ambientais permearão todas as disciplinas da grade curricular. O que é Indispensável para a Transformação da Consciência Ambiental? Desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e habilidades necessárias à prevenção e melhoria da qualidade ambiental, enfatizar as regularidades e buscar manter o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra. Qual a concepção de Educação Ambiental? A Educação Ambiental é um processo participativo, em que o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino e aprendizagem pretendido, a escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização, buscando valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e com as diferentes espécies que habitam o planeta. É preciso considerar que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas racionalmente, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital. Qual a importância dos alunos aprenderem sobre consumo consciente e sustentabilidade? A consciência das futuras gerações é extremamente importante, pois são elas que poderão mudar o destino de nosso Planeta.
Coord. Aparecida Codato

SOBRAS DE ÓLEO DE COZINHA O QUE FAZER?

O óleo de fritura é utilizado e depois descartado em pias, tanques e esgotos. A etapa posterior a esse caminho trivial do resíduo de cozinha, no entanto, é desconhecida pela maioria das pessoas, que não imaginam ser o alimento uma da substâncias mais nocivas ao meio ambiente. Estima-se que é necessário apenas um litro do produto despejado para poluir um milhão de litros de água. Após terem noções de sustentabilidade – empreendimento humano ecologicamente correto e economicamente viável, com o objetivo de preservar a biodiversidade –, os alunos passaram a visitar casas, comércios e outros estabelecimentos que lidam com alimentação, para orientar, informar e recolher o material e conscientizar a comunidade sobre os impactos causados pelo óleo de fritura. o aproveitamento do óleo de fritura é de 90%. Ou seja, de cada 100 litros de óleo de fritura processados, 90 são transformados em biodiesel. Seja para evitar o derrame de material nocivo em fossas e esgotos ou para obter matéria-prima para produção de biodiesel, a coleta do óleo de fritura é imprescindível para atender as necessidades sustentáveis do presente. A iniciativa é mais que necessária para a preservação da saúde dessa geração e das gerações futuras. “O óleo de fritura é, no meio ambiente, totalmente prejudicial ao seres vivos. Além de impedir a oxigenação da água, ele provoca o entupimento de fossas e esgotos, que enchem durante períodos de chuva, trazendo doenças para a população, polui rios e solos e provoca a morte de animais aquáticos. Para que isso não aconteça, não se deve descartar o óleo”.
POIE

sexta-feira, 15 de maio de 2009

segunda-feira, 11 de maio de 2009

SELO MINHA TERRA

Minha Terra 2009

Vivenciar ambientes de aprendizagem colaborativa.Promoção do protagonismo dos alunos na escola. Participantes do Projeto deverá se cadastrar no Portal EducaRede e na comunidade Virtual minha Terra 2009, cada participante poderá fazer sua inserção no Mapa Interativo, nele o participante poderá inserir sua foto, e com isso poderá trocar mensagens diretas com os demais participantes de forma individual, além de visualizar os locais de onde são os demais participantes.Haverá participação de Pesquisas pela internet e em campo.Nossa equipe já esta a todo vapor!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

FINAL DE SEMANA -VIRADA CULTURAL

Na imagem acima vocês podem notar que além de sacos plásticos, garrafas pet, bem como cacos de garrafas de vidro, ainda há um coelhinho remanescete da páscoa em meio a sujeira.

Fim de semana agitado na capital paulistana

4/mai/2009 1:13 am Luiz Magno Categoria(s): Flagrantes das Cidades Olá amigos do Reação Ambiental! Neste último final de semana a capital paulistana teve agitações mil, como poucas no ano. Não que tenha faltado isso em algum outro, mas a Virada Cultural e a final do Campeonato Paulista deram um gás extra na maior cidade do país. Virada cultural A Virada Cultural já é considerado um dos maiores eventos culturais e turísticos brasileiros. Segundo informações da Polícia Militar, 4 milhões de pessoas (record de público) participaram das programações organizadas pela prefeitura. Em 2008, 3,5 milhões de pessoas frequentaram o evento. Para a realização da programação, foram investidos aproximadamente R$ 4,5 milhões, contando com mais de 800 atrações. Eu também não pude deixar de participar. Juntei minha máquina fotográfica, minha garrafinha d’água, uma blusa de frio e “me mandei” para o centro da cidade às 07:00h da manhã desse domingo. Na imagem abaixo vocês podem notar que além de sacos plásticos, garrafas pet, bem como cacos de garrafas de vidro, ainda há um coelhinho remanescete da páscoa em meio a sujeira. Havia tanto lixo que em algumas vezes eu não soube diferenciar o que era lixo e o que era gente.
Plástico Biodegradável poder ser a “salvação da lavoura” Pesquisadores da Universidade de Uberlândia e de Caxias do Sul desenvolveram recentemente um plástico biodegradável oriundo do caroço de manga e do bagaço da cana. Idêntico ao plástico tradicional, feito de petróleo, o plástico biodegradável pode ser mais uma solução sustentável contra a degradação do meio ambiente. De acordo com os pesquisadores, os plasticos feitos com derivados de petróleo chegam a demorar mais de 150 anos para se decompor na natureza. Não sabemos ao certo se será possível sua produção em grande escala industrial, devido a necessidade de recursos que são escassos na natureza, mas ficamos na expectativa de que este material esteja em circulação muito em breve. Vejam abaixo o vídeo da reportagem exibida ontem pelo Jornal Hoje da Rede Globo de televisão.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Video de Alerta! Para um desenvolvimento sustentável...

http://www.youtube.com/watch?v=YMFyAIZIiw8

UMA REFLEXÃO - ALUNOS DA 4ªD

A poluição de águas nos países ricos é resultado da maneira como a sociedade consumista está organizada para produzir e desfrutar de sua riqueza, progresso material e bem-estar. Já nos países pobres, a poluição é resultado da pobreza e da ausência de educação de seus habitantes, que, assim, não têm base para exigir os seus direitos de cidadãos, o que só tende a prejudicá-los, pois esta omissão na reivindicação de seus direitos leva à impunidade às indústrias, que poluem cada vez mais, e aos governantes, que também se aproveitam da ausência da educação do povo e, em geral, fecham os olhos para a questão, como se tal poluição não atingisse também a eles. A Educação Ambiental vem justamente resgatar a cidadania para que o povo tome consciência da necessidade da preservação do meio ambiente, que influi diretamente na manutenção da sua qualidade de vida.Dentro desse contexto, uma grande parcela da contenção da "saúde das águas" cabe a nós, brasileiros, pois se a Terra parece o Planeta Água, o Brasil poderia ser considerado sua capital, já que é dotado de uma extensa rede de rios, e privilegiado por um clima excepcional, que assegura chuvas abundantes e regulares em quase todo seu território. O Brasil dispõe de 15% de toda a água doce existente no mundo, ou seja, dos 113 trilhões de m3 disponíveis para a vida terrestre, 17 trilhões foram reservados ao nosso país. No processo de reciclagem, quase a totalidade dessa água é recolhida pelas nove grandes Bacias Hidrográficas aqui existentes. Como a água é necessária para dar continuidade ao crescimento econômico, as Bacias Hidrográficas passam a ser áreas geográficas de preocupação de todos os agentes e interesses públicos e privados, pois elas passam por várias cidades, propriedades agrícolas e indústrias. No entanto, a presença de alguns produtos químicos industriais e agrícolas (agrotóxicos) podem impedir a purificação natural da água (reciclagem) e, nesse caso, só a construção de sofisticados sistemas de tratamento permitiriam a retenção de compostos químicos nocivos à saúde humana, aos peixes e à vegetação.Quanto melhor é a água de um rio, ou seja, quanto mais esforços forem feitos no sentido de que ela seja preservada (tendo como instrumento principal de conscientização da população a Educação Ambiental), melhor e mais barato será o tratamento desta e, com isso, a população só terá a ganhar. Uma reflexão: "Será que temos o direito de destruir estas formas de vida que ainda nem sequer conhecemos, e que podem até salvar nossas vidas? E as espécies que não nos ajudam, devem desaparecer?"

quinta-feira, 16 de abril de 2009

SABÃO ECOLÓGICO

O óleo de cozinha já utilizado é um resíduo que provoca grande impacto no meio ambiente, e grande parte das cidades brasileiras não possuem uma forma adequada para o descartar esse material. Para se ter uma idéia do tamanho deste problema, basta citar que o óleo vegetal é o responsável pelo entupimento de encanamentos (além de provocar graves problemas de higiene e mau cheiro); dificulta a entrada de luz e a oxigenação, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática; além de causar a impermeabilização do solo, contribuindo para o aumento do número de enchentes. Devido à necessidade da mudança de postura da população com relação ao descarte desse material, o projeto escolar tem como tema o meio ambiente, com objetivo de estar priorizando o futuro do cidadão na sociedade de consumo e no espaço escolar, este projeto visa reciclar o óleo de fritura usada em uma cozinha doméstica na produção de sabão.

terça-feira, 14 de abril de 2009

A importância do BLOG para os alunos

O blog escolar pode contribuir muito para toda escola
e inclusive a família que também fica informada sobre
os acontecimentos na rotina dos alunos.
Cabe a escola fazer uso e incentivar a todos para participarem
do blog como um diário em que seja registrado todos os
acontecimentos envolvendo a escola.
Com a sala informatizada os professores podem
monitorar o blog junto aos alunos e desenvolver
várias atividades pedagógicas.
Em nossa escola uma parte dos alunos já possui computador
em casa e já conhece o uso de blogs, isso facilita a
prática na escola e os mesmos podem auxiliar aos
que não tem muito acesso a esta ferramenta.

ENDEREÇO DOS BLOGS DE ALGUNS ALUNOS

OLÁ PESSOAL A TURMA DA EMEF DIAS GOMES ESTA A TODO VAPOR! DE UMA OLHADINHA NOS BLOGS DELES: http://tchucca07.blogspot.com http://blogdochopao2.blogspot.com http://felipematheus.blogspot.com

RESSACA NO LITORAL

DESENHO CRIADO PELO ALUNO CRISTOFFER 4PIC G
Ciclone tropical é um sistema tempestuoso caracterizado por um sistema de baixa pressão, por trovoadas e por um núcleo morno, que produz ventos fortes e chuvas torrenciais. Este fenômeno meteorológico forma-se nas regiões trópicas, onde constitui uma parte importante do sistema de circulação atmosférica ao mover calor da região equatorial para as latitudes mais altas. Um ciclone tropical alimenta-se do calor libertado quando ar úmido sobe e o vapor de água associado se condensa. Os ciclones tropicais são alimentados por formas diferentes de libertação de calor do que outros fenômenos ciclônicos, como os ciclones extratropicais, as tempestades de vento européias e as baixas polares, permitindo a sua classificação como sistemas de 'núcleo morno'.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

DE ONDE VEM O PAPEL?

A aula de hoje foi o tema de onde vem o papel ?
Os alunos assistiram ao filme da KIKA que conta de onde vem o papel.
Foi muito bom, todos gostaram e ainda desenharam a árvore do eucalipto!
De uma olhada, ficou lindo!!!
Parabéns alunos da 2°série C

terça-feira, 7 de abril de 2009

ÁRVORES

Já parou para pensar alguma vez, e se perguntar: arvore genealógica, arvore da vida etc.? Porque a natureza deu à arvore centenas e centenas de anos, e para os homens e outros animais, poucos anos de vida? Será que a natureza é incoerente ou inteligente!! Bem, não é difícil responder estas perguntas. A arvore nos dá seu fruto, sua sombra, cura nossas enfermidades, o ar puro que respiramos, protege a terra, rios e as nascentes. E o que damos a ela em troca? Damos machadadas, jogamos veneno, as queimamos, tiramos seu espaço, e no final, a reverenciamos como ornamentos em forma de móveis.... "Aprenda a amar as arvores e aprenderá amar a si mesmo"

Curiosidades da água

Por que nas regiões polares existe água líquida se a temperatura é negativa? Porque a água existente no estado líquido contém sal ( água do mar). O gelo existente nas regiões polares é formado com água trazida pelas correntes de ar provenientes das regiões quentes e portanto não têm sal.Sabe-se que a água pura congela a 0° C e ferve a 100° C, sob pressão de 1 atm. Se adicionarmos sal na água, ela irá congelar abaixo de 0° C e ferver acima de 100° C. 80% de nosso corpo é composto por água, líquido essencial à vida

Jovens discutem envolvimento de alunos com meio ambiente

Cerca de mil pessoas participam da 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em Luziânia (GO). O encontro ocorre até a próxima terça-feira e pretende fortalecer a educação ambiental com o envolvimento da escola na construção de políticas públicas voltadas para o setor. Quase 700 estudantes - com idade entre 11 e 14 anos - de todo o país irão debater as mudanças ambientais globais e propor alternativas para a sustentabilidade do planeta. A conferência é promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente e conta com a participação de 126 educadores e gestores estaduais, além de 70 observadores internacionais de 43 países.Em 2008, 58 mil instituições de ensino fundamental receberam material didático que servirá de fomento às discussões. A idéia é trabalhar também a melhoria do desempenho das escolas com base nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de incentivar a inclusão da problemática sócio-ambiental e da sustentabilidade no Plano Político-Pedagógico.Os temas abordados nos painéis de discussão relacionam o elementos terra, água, fogo e ar com os problemas contemporâneos que afetam os sistemas naturais e as populações em todo o planeta. Cada um deles inclui o debate sobre ações e medidas sustentáveis, como políticas adaptativas, preventivas e transformadoras.O encontro termina, na terça-feira, com uma caminhada, a partir das 16h, pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ao final, a Carta das Responsabilidades será entregue à autoridades no Teatro Nacional. Para o encerramento, foram convidados o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros da Educação, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Carlos Minc.Em junho de 2010, o Brasil irá sediar a Conferência Internacional Infanto-Juvenil, com a participação de jovens delegados de todo o mundo. O evento está previsto para ocorrer em Brasília.