“Memórias são um meio
de articular o passado ao presente, porque a história de cada indivíduo traz em
si a memória do grupo social ao qual pertence”.
Recuperar
memórias é um meio de explorar o passado, como nos diz Walter Benjamin: "A
memória não é um instrumento para a exploração do passado; é, antes, o meio. É
o meio onde se deu a vivência...”
Recordação
envolve alto grau de consciência porque implica em que a pessoa tome o passado
como passado (Rubinstein, 1967). Por sua vez, os acontecimentos do passado não
são lembrados de forma cristalizada. Eles podem ser reconstruídos e
re-significados muitas vezes e com visões novas, reais e imaginárias. Seus
rearranjos, suas reconstruções, orientam as ações presentes.
Na maior parte das
vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar com imagens e
idéias de hoje, as experiências do passado (...). A lembrança é uma imagem
construída pelos materiais que estão agora à nossa disposição no conjunto das
representações que povoam nossa consciência atual (Bosi, 1994, p. 55).
Desenvolver várias habilidades;
fazendo com que os alunos se identifiquem com o conteúdo, aprimorando o
aprendizado e fazendo com que eles se sentam parte desse evento e consequentemente
aumentando o interesse pela atividade proposta. Trabalhando os valores de
outrora possibilitando aos alunos vislumbrar as mudanças que ocorreram no lugar
onde vivem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário