segunda-feira, 27 de abril de 2009

Video de Alerta! Para um desenvolvimento sustentável...

http://www.youtube.com/watch?v=YMFyAIZIiw8

UMA REFLEXÃO - ALUNOS DA 4ªD

A poluição de águas nos países ricos é resultado da maneira como a sociedade consumista está organizada para produzir e desfrutar de sua riqueza, progresso material e bem-estar. Já nos países pobres, a poluição é resultado da pobreza e da ausência de educação de seus habitantes, que, assim, não têm base para exigir os seus direitos de cidadãos, o que só tende a prejudicá-los, pois esta omissão na reivindicação de seus direitos leva à impunidade às indústrias, que poluem cada vez mais, e aos governantes, que também se aproveitam da ausência da educação do povo e, em geral, fecham os olhos para a questão, como se tal poluição não atingisse também a eles. A Educação Ambiental vem justamente resgatar a cidadania para que o povo tome consciência da necessidade da preservação do meio ambiente, que influi diretamente na manutenção da sua qualidade de vida.Dentro desse contexto, uma grande parcela da contenção da "saúde das águas" cabe a nós, brasileiros, pois se a Terra parece o Planeta Água, o Brasil poderia ser considerado sua capital, já que é dotado de uma extensa rede de rios, e privilegiado por um clima excepcional, que assegura chuvas abundantes e regulares em quase todo seu território. O Brasil dispõe de 15% de toda a água doce existente no mundo, ou seja, dos 113 trilhões de m3 disponíveis para a vida terrestre, 17 trilhões foram reservados ao nosso país. No processo de reciclagem, quase a totalidade dessa água é recolhida pelas nove grandes Bacias Hidrográficas aqui existentes. Como a água é necessária para dar continuidade ao crescimento econômico, as Bacias Hidrográficas passam a ser áreas geográficas de preocupação de todos os agentes e interesses públicos e privados, pois elas passam por várias cidades, propriedades agrícolas e indústrias. No entanto, a presença de alguns produtos químicos industriais e agrícolas (agrotóxicos) podem impedir a purificação natural da água (reciclagem) e, nesse caso, só a construção de sofisticados sistemas de tratamento permitiriam a retenção de compostos químicos nocivos à saúde humana, aos peixes e à vegetação.Quanto melhor é a água de um rio, ou seja, quanto mais esforços forem feitos no sentido de que ela seja preservada (tendo como instrumento principal de conscientização da população a Educação Ambiental), melhor e mais barato será o tratamento desta e, com isso, a população só terá a ganhar. Uma reflexão: "Será que temos o direito de destruir estas formas de vida que ainda nem sequer conhecemos, e que podem até salvar nossas vidas? E as espécies que não nos ajudam, devem desaparecer?"

quinta-feira, 16 de abril de 2009

SABÃO ECOLÓGICO

O óleo de cozinha já utilizado é um resíduo que provoca grande impacto no meio ambiente, e grande parte das cidades brasileiras não possuem uma forma adequada para o descartar esse material. Para se ter uma idéia do tamanho deste problema, basta citar que o óleo vegetal é o responsável pelo entupimento de encanamentos (além de provocar graves problemas de higiene e mau cheiro); dificulta a entrada de luz e a oxigenação, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática; além de causar a impermeabilização do solo, contribuindo para o aumento do número de enchentes. Devido à necessidade da mudança de postura da população com relação ao descarte desse material, o projeto escolar tem como tema o meio ambiente, com objetivo de estar priorizando o futuro do cidadão na sociedade de consumo e no espaço escolar, este projeto visa reciclar o óleo de fritura usada em uma cozinha doméstica na produção de sabão.

terça-feira, 14 de abril de 2009

A importância do BLOG para os alunos

O blog escolar pode contribuir muito para toda escola
e inclusive a família que também fica informada sobre
os acontecimentos na rotina dos alunos.
Cabe a escola fazer uso e incentivar a todos para participarem
do blog como um diário em que seja registrado todos os
acontecimentos envolvendo a escola.
Com a sala informatizada os professores podem
monitorar o blog junto aos alunos e desenvolver
várias atividades pedagógicas.
Em nossa escola uma parte dos alunos já possui computador
em casa e já conhece o uso de blogs, isso facilita a
prática na escola e os mesmos podem auxiliar aos
que não tem muito acesso a esta ferramenta.

ENDEREÇO DOS BLOGS DE ALGUNS ALUNOS

OLÁ PESSOAL A TURMA DA EMEF DIAS GOMES ESTA A TODO VAPOR! DE UMA OLHADINHA NOS BLOGS DELES: http://tchucca07.blogspot.com http://blogdochopao2.blogspot.com http://felipematheus.blogspot.com

RESSACA NO LITORAL

DESENHO CRIADO PELO ALUNO CRISTOFFER 4PIC G
Ciclone tropical é um sistema tempestuoso caracterizado por um sistema de baixa pressão, por trovoadas e por um núcleo morno, que produz ventos fortes e chuvas torrenciais. Este fenômeno meteorológico forma-se nas regiões trópicas, onde constitui uma parte importante do sistema de circulação atmosférica ao mover calor da região equatorial para as latitudes mais altas. Um ciclone tropical alimenta-se do calor libertado quando ar úmido sobe e o vapor de água associado se condensa. Os ciclones tropicais são alimentados por formas diferentes de libertação de calor do que outros fenômenos ciclônicos, como os ciclones extratropicais, as tempestades de vento européias e as baixas polares, permitindo a sua classificação como sistemas de 'núcleo morno'.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

DE ONDE VEM O PAPEL?

A aula de hoje foi o tema de onde vem o papel ?
Os alunos assistiram ao filme da KIKA que conta de onde vem o papel.
Foi muito bom, todos gostaram e ainda desenharam a árvore do eucalipto!
De uma olhada, ficou lindo!!!
Parabéns alunos da 2°série C

terça-feira, 7 de abril de 2009

ÁRVORES

Já parou para pensar alguma vez, e se perguntar: arvore genealógica, arvore da vida etc.? Porque a natureza deu à arvore centenas e centenas de anos, e para os homens e outros animais, poucos anos de vida? Será que a natureza é incoerente ou inteligente!! Bem, não é difícil responder estas perguntas. A arvore nos dá seu fruto, sua sombra, cura nossas enfermidades, o ar puro que respiramos, protege a terra, rios e as nascentes. E o que damos a ela em troca? Damos machadadas, jogamos veneno, as queimamos, tiramos seu espaço, e no final, a reverenciamos como ornamentos em forma de móveis.... "Aprenda a amar as arvores e aprenderá amar a si mesmo"

Curiosidades da água

Por que nas regiões polares existe água líquida se a temperatura é negativa? Porque a água existente no estado líquido contém sal ( água do mar). O gelo existente nas regiões polares é formado com água trazida pelas correntes de ar provenientes das regiões quentes e portanto não têm sal.Sabe-se que a água pura congela a 0° C e ferve a 100° C, sob pressão de 1 atm. Se adicionarmos sal na água, ela irá congelar abaixo de 0° C e ferver acima de 100° C. 80% de nosso corpo é composto por água, líquido essencial à vida

Jovens discutem envolvimento de alunos com meio ambiente

Cerca de mil pessoas participam da 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em Luziânia (GO). O encontro ocorre até a próxima terça-feira e pretende fortalecer a educação ambiental com o envolvimento da escola na construção de políticas públicas voltadas para o setor. Quase 700 estudantes - com idade entre 11 e 14 anos - de todo o país irão debater as mudanças ambientais globais e propor alternativas para a sustentabilidade do planeta. A conferência é promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente e conta com a participação de 126 educadores e gestores estaduais, além de 70 observadores internacionais de 43 países.Em 2008, 58 mil instituições de ensino fundamental receberam material didático que servirá de fomento às discussões. A idéia é trabalhar também a melhoria do desempenho das escolas com base nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de incentivar a inclusão da problemática sócio-ambiental e da sustentabilidade no Plano Político-Pedagógico.Os temas abordados nos painéis de discussão relacionam o elementos terra, água, fogo e ar com os problemas contemporâneos que afetam os sistemas naturais e as populações em todo o planeta. Cada um deles inclui o debate sobre ações e medidas sustentáveis, como políticas adaptativas, preventivas e transformadoras.O encontro termina, na terça-feira, com uma caminhada, a partir das 16h, pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ao final, a Carta das Responsabilidades será entregue à autoridades no Teatro Nacional. Para o encerramento, foram convidados o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros da Educação, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Carlos Minc.Em junho de 2010, o Brasil irá sediar a Conferência Internacional Infanto-Juvenil, com a participação de jovens delegados de todo o mundo. O evento está previsto para ocorrer em Brasília.

segunda-feira, 30 de março de 2009

PÁSCOA

A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes. Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egipto (Portugal, PALOP's e Timor) Egito (Brasil). A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir. A última ceia partilhada por Jesus e pelos discípulos é considerada, geralmente, um “seder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos atermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pesach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta festividade.

terça-feira, 24 de março de 2009

AQUECIMENTO GLOBAL

Entenda o aquecimento Global, Efeito Estufa, conseqüências, aumento da temperatura mundial, degelo das calotas polares, gases poluentes, Protocolo de Kyoto, furacões, cliclones, desertos, clima, resumo Poluição atmosférica: principal causa do aquecimento global Introdução Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global

Medidas de Combate à dengue

Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água; Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência; Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água. A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia; Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água; Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar; As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas; Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado). Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada; As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária. Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

segunda-feira, 16 de março de 2009

CURIOSIDADES - VOCÊ SABIA?

QUE EXISTE O GUIA DOS CURIOSOS (O LIVRO DAS PERGUNTAS E RESPOSTAS) ?
ENTRE NO SITE ABAIXO:

Tópico: A maior montanha do sistema solar.

A maior montanha do planeta vermelho e do sistema solar, tem 27 km de altura, o que daria 3 Everests.E não para por aí.A circunferência de sua base tem 600 km de diâmetro, o que resulta numa área de 283.000 km² , tamanho de um país como o Equador, por exemplo.Suas dimensões são tão absurdas que, se alguém estivesse na superfície marciana, seria incapaz de perceber que estava de frente para um vulcão (sim, para melhorar, trata-se de um vulcão), nem mesmo a uma distância em que a curvatura do planeta já começaria a ocultá-lo.Teria-se então a ilusão de se estar olhando para uma imensa parede, ou até mesmo para a linha do horizonte.Da mesma forma, quem estivesse em seu cume e olhasse para baixo, não enxergaria o seu final, numa ilusão parecida.A única forma de ver a montanha é do espaço.Comparado ao Monte Olimpo, em Marte, o Himalaia não passa de um aglomerado de morrinhos.

sexta-feira, 13 de março de 2009

DENGUE.COM.BR
Tudo que você precisa saber sobre a Dengue
Contra dengue, armadilha que captura 400 mosquitos por dia é testada

O cheiro do suor humano foi transformado em isca para apanhar o mosquito da dengue. A tática é usada em armadilhas desenvolvidas em Manaus para combater a doença, que atingiu mais de 800 mil brasileiros, só no ano passado. Cientistas estão testando processos de captura do mosquito que não utilizam produtos químicos. O mosquito deve ser atraído pelo cheiro de uma substância encontrada em grama comum de jardim e acaba preso. Outro método usa o contraste das cores preto e branco para chamar atenção do inseto. Ao aproximar-se do cone central, ele é sugado por um ventilador e acaba preso em uma rede. O segredo para capturar o mosquito está em pastilhas desenvolvidas na Alemanha que concentram três substâncias encontradas no suor humano. Juntas, elas exalam um cheiro parecido com o do suor, que atrai o mosquito. "É como se tivesse uma pessoa ali mesmo transpirando. Tanto o atraente quanto a armadilha vão simular uma pessoa e por isso o mosquito vai até ela", diz a bióloga Tatiana Mingote. Nos laboratórios, os mosquitos capturados são analisados para saber qual o tipo do vírus que levam. A amostragem é grande: em um só dia, cada armadilha chega a pegar mais de 400 insetos. Para comprovar a eficácia do método de captura, será verificado também o sangue dos moradores que participam do estudo. "Após um ano e meio da instalação das armadilhas, a gente vai ser capaz de dizer se aquelas pessoas que não tiveram exposição ao mosquito, com o contato com as armadilhas, foram protegidas", afirma a médica virologista Maria Paula Mourão.

Do G1, com informações do Jornal Hoje

A LEBRE E A TARTARUGA

Um dia, uma Lebre ridicularizou as pernas curtas e a lentidão da Tartaruga. A Tartaruga sorriu e disse: "Pensa você ser rápida como o vento; Mas Eu a venceria numa corrida." xxxxA Lebre claro, considerou sua afirmação algo impossível, e aceitou o desafio. Convidaram então a Raposa, para servir de juiz, escolher o trajeto e o ponto de chegada. xxxxE no dia marcado, do ponto inicial, partiram juntos. A Tartaruga, com seu passo lento, mas firme, determinada, em momento algum, parou de caminhar. xxxxMas a Lebre, confiante de sua velocidade, despreocupada com a corrida, deitou à margem da estrada para um rápido cochilo. Ao despertar, embora corresse o mais rápido que pudesse, não mais conseguiu alcançar a Tartaruga, que já cruzara a linha de chegada, e agora descansava tranqüila num canto. xxxx
Autor: EsopoMoral da História: Ao trabalhador que realiza seu trabalho com zelo e persistência, sempre o êxito o espera.

sábado, 7 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Teus braços Fortes
braços Num longo abraço A me envolver
Teus lábios ,Doces lábios ,Fonte de beijos Muitos beijos,
pra me aquecer .Quanta coisa emana de ti, doce criatura Amor...carinho... ternura
Tudo que me liga a teu ser,
mulherTia...mãe...avó...Irmã...neta...filha...Guerreira...companheira...
Tu que me namoras, me compreendes Que me incentivas, me repreendes
E jamais me deixas só.Tu que és dar e receber,
Que com a mesma humildade Sabes perdoar e esquecer.
Santa ou pecadora Ingênua ou sedutoraNão importa!
Serás sempre uma rainha Uma intercessora...
uma fada madrinha...Aquela que na minha aflição, chamo Laura...
Priscila...Mary...Maria José... A todas, admiro e amo Santas criaturas Anjos de candura Simplesmente mulher!