quinta-feira, 26 de abril de 2012

SEMANA DE COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL

Semana de Combate à Hipertensão Arterial  com a presença da equipe do SUS    na Emef Dias Gomes . A programação inclui, aferição de pressão arterial (pela equipe do SUS) e  avaliação de peso corporal dos alunos (já   realizada pela equipe de alunos monitores ),em outro momento apresentaremos palestra    sobre prevenção e distribuição de material educativo.
O objetivo é chamar a atenção da comunidade escolar e população em geral  para um problema que atinge mais de 30 milhões de brasileiros, dos quais apenas 10% fazem controle adequado. “No Brasil, a hipertensão arterial tem proporções epidêmicas, uma vez que vemos um número cada vez maior de indivíduos acometidos por esta patologia extremamente democrática. Ela não faz distinção de sexo, raça e credo, sendo, na grande maioria das vezes, assintomática”.
A pressão arterial não-controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no país: o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio. A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados por doenças cardiovasculares, causadas principalmente pela hipertensão. O número é duas vezes maior que o total de mortes causadas por todos os tipos de câncer; três vezes superior aos óbitos provocados por acidentes; e quatro vezes maior que o total de mortes causadas por infecções, incluindo aids.
Fonte: Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR







Nenhum comentário: