sexta-feira, 23 de março de 2012

IMPRENSA JOVEM NA COBERTURA DA FEBRACE 2012

Olá meu nome é Laura sou da Imprensa Jovem da DRE de Guaianases , estou aqui fazendo a cobertura da FEBRACE feira de ciência e engenharia da USP. É um movimento nacional  de estimulo  ao jovem cientista , que se realiza na universidade de São Paulo.
FEBRACE tem um importante papel social   incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica  . Vamos !


Estou aqui com  Weverson, Rafael, Bruna,  Jonatas,  Milena, que  falam sobre o Robô brigadista.

 Como você conseguiu  chegar na FEBRACE ?
  - Bom a partir do nosso projeto né, o  robô brigadistas,   a partir desse projeto pensamos em ajudar  primeira mente o nosso estado   por que  tinha muitos sinais  de incêndio,  e a partir disso surgiu  a ideia  de criar um robô   que ajudasse  as  brigadistas .
O que você pretende mudar com essa invenção?
 A gente observa ele né no funcionamento,  agente viu que ele podia ser usado pelo corpo de bombeiros, e a partir disso que a gente viu, que teria vários  vamos disser  fatores bons né, como ele entraria  no local  que tivesse um incêndio  antes do bombeiro, e a partir disso  ele teria já a noção do espaço  como esta a temperatura certa.




Estou aqui com a turma do paraná Joice, Matheus e Carlos  falando sobre o sabão.

Bom como vocês  conseguiram  chegar na FEBRACE ?

- Bom a gente tivemos que participar de uma feira em Palotina  que é a  FEICE , que teve setenta e cinco  equipes,  e a gente fico em primeiro lugar , e a gente ganho tudo de graça  para vir para cá.



O que vocês pretendem mudar com essa invenção?

- Bom a ideia principal do nosso trabalho, é a gente  aprender a reutilizar o óleo, que muitas vezes é descartável de maneira inadequável.

 Na nossa escola temos o sabão ecológico, que é feito pelos alunos monitores. E qual é a dica  que vocês dão para o nosso começo de projeto

-  Bom agente é  pesquisar correr atrás  que … é..  vender essa ideia, por que o meio ambiente  é tudo, e tem que correr atrás disso que vai dar  tudo  certo

Muito obrigada e boa sorte.



Meu nome é Laura e estou aqui com Roseli Lopes, ela é coordenadora geral do FEBRACE. Comparando as ideias e apresentadas pelos alunos, é possível ter ideia da dimensão  que os alunos tem de criatividade ?
- Olha com certeza  agente vê aqui que o brasileiro ele é super criativo né, eles conseguem descobrir problemas que ainda não estavam bem formulados, conseguem falar não o  problema de  verdade é esse, e eu consigo bolar  a alternativas para resolver os problemas, possível perceber alguns protóticos de coisa funcionando,  e então as descobertas cientificas também, as vezes nas regiões deles  eles observam os fenômenos  naturais ou algum fenômeno social,  e fala assim  não eu vou conseguir  explicar por que isso acontece, ai se vê  que eles formulam hipótese eles bolam  estratégias,  e ai eles conseguem chegar  ao resultado cientifico bem importante. Vocês já conversaram com eles ?
 Sim fizemos entrevistas também
- Então vocês viram que eu estou falando a verdade.
- Brasileiro  é criativo. Agente quer que esses jovens, muito em breve, transformem ai  em cientistas e engenheiros, e vocês também, na escola de vocês  quando que vocês  vão trazer seus projetos aqui para a FEBRACE ?
Logo, logo.
- Quem escreve para o blog de vocês ?
A Lorrayne  e a professora Juraci.
- Qual é o blog de vocês?
A senhora coloca no Google  blog emef dias gomes, ai lá tem algumas entrevistas, fotos, vídeos etc.



Agora como vocês já  viram os projetos da FEBRACE  temos que ir tchau ! .


Nenhum comentário: