quarta-feira, 27 de abril de 2011

ALUNOS MONITORES 2011


A função do aluno-monitor não é simplesmente executar tarefas repassadas pelo POIE, mas colaborar nas ações promovidas no laboratório de informática para o desenvolvimento dos Projeto. E essas ações não se restringem à execução das atividades; começam pela construção da parceria entre o monitor e o POIE, desde a elaboração do planejamento até a avaliação.
Propiciar um ambiente de aprendizagem colaborativa e potencializar o protagonismo juvenil, envolvendo o monitor nas atividades como co-responsável, é também promover uma postura ética nesse aluno frente aos compromissos e aos envolvidos no projeto. 
Neste sentido, a formação do aluno-monitor significa a promoção do seu desenvolvimento por meio do exercício responsável do fazer, e que o valoriza ao ser considerado como fonte de cooperação para o trabalho.
Para isso, é fundamental entendermos o papel do monitor, apresentado a seguir, sem perder a noção da realidade local e o contexto em que sua atuação significará para o projeto e para
ele mesmo.
O ideal é que o aluno que atuará como monitor esteja cursando os anos intermediários do ciclo II do Ensino Fundamental.
O aluno deve desenvolver monitoria voluntária fora do seu horário de trabalho.

Nenhum comentário: