Barack Obama desembarca em Brasília acompanhado da mulher e das duas filhas
Acordos econômicos e comerciais, assim como educação, ciência, tecnologia e inovação, devem ser os principais temas dos nove documentos que serão assinados por Obama e Dilma Rousseff neste sábado.
Após a reunião entre as duas delegações realizada na manhã de hoje em Brasília, Dilma e Obama devem fazer um comunicado conjunto à imprensa, no qual devem ser divulgados o conteúdo destes textos. Inicialmente, estavam previstos de 15 a 20 acordos, protocolos, memorandos de entendimento e parcerias. Esse número, porém, caiu para nove, depois de uma série de reuniões entre norte-americanos e brasileiros realizadas durante a preparação para a visita de Obama.
Os principais entraves nas negociações se referiam a consensos nas áreas jurídica, técnica e política.
Durante a visita ao Brasil, a agenda comercial deve ser prioridade de Obama, incluindo discussões para destravar a Rodada Doha, conforme apurou o jornal Valor Econômico.
Para o setor empresarial, deve ser assinado o Teca, Tratado de Cooperação Econômica, que definirá um mecanismo bilateral, em nível ministerial, para que as barreiras ao comércio e aos investimentos nos EUA e no Brasil sejam discutidas e resolvidas.
Relações comerciais
O Brasil é o décimo maior parceiro comercial dos EUA e as exportações de bens e serviços dos EUA para o Brasil em 2010 são estimadas em mais de 50 bilhões de dólares. O comércio bilateral dobrou na última década, chegando a mais de 80 bilhões de dólares em 2010. Nos últimos cinco anos, a exportação de bens e serviços mais que dobrou, passando de 18,7 bilhões de dólares em 2004 para 38,8 bilhões de dólares em 2009, de acordo com dados oficiais.
A exportação de serviços dos EUA para o Brasil também cresceu. De 2002 a 2009, a exportação de serviços dos EUA para o Brasil mais que dobrou, passando de 5,1 bilhões de dólares em 2002 para quase 12,7 bilhões de dólares em 2009. Entre essas exportações estavam serviços de telecomunicações no valor de 1,5 bilhão de dólares e serviços de comunicações e informação no total de 350 milhões de dólares
Essas exportações consistiram de bens de setores de alta tecnologia e que produzem valor. Em 2010, a maior categoria de produtos exportados dos EUA para o Brasil foi a de maquinário, no valor de 7,2 bilhões de dólares. Outras categorias de exportação importantes em 2010 incluíam aviões e peças (4,4 bilhões de dólares), maquinário elétrico (4,3 bilhões de dólares) e produtos químicos orgânicos (2 bilhões de dólares). Reportagem da página da UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário