Ninguém
nasce leitor, assim como aprendemos a falar, caminhar, escrever, ler,
também nos tornarmos leitores. Os pais são facilitadores no processo
formativo do leitor, porém se ainda não são leitores nem tudo está
perdido. O sujeito não leitor só precisa ser acordado, assim como a bela
adormecida, através do encanto e do prazer que a leitura proporciona.
Aprender
a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de tudo, aprender a ler o
mundo,compreender o seu contexto, não pela manipulação mecânica de
palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade
(FREIRE, 2006, p. 8). Paulo Freire é um defensor do direito à leitura.
Segundo ele, a leitura é uma das formas mais eficientes para a inclusão
social das camadas excluídas da sociedade. Um indivíduo que lê
compreende melhor o contexto que o cerca e a partir dele é capaz de
formular suas hipóteses e conclusões, sejam elas positivas ou não. fonte: hunochapeco.edu.br
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