quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PROVA SÃO PAULO DIAS 10 E 11 DE NOVEMBRO 2010

Nesta quarta e quinta-feira, dias 10 e 11 de novembro, será aplicada a Prova São Paulo 2010 .A prova, que está em sua 4ª edição, avalia nominalmente o desempenho de cada estudante!


Ciclo I
Ciclo II

Todos os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de oito anos
Todos os alunos do 4º ano
Todos os alunos do 3º e 4º anos PIC
Por amostragem: os alunos do 3º ano
Todos os alunos do 2º e 4º anos
Todos os alunos do 1º ano com proficiência menor que 150 em Língua Portuguesa /2009
Por amostragem: os alunos do 1º e 3º anos

Alunos com necessidades educacionais especiais farão as mesmas provas dos demais estudantes. O material, porém, será adaptado e eles contarão com aplicadores especiais (ledor ou escriba) e com provas ampliadas e em braile.



 
A avaliação de Língua Portuguesa, no dia 10, contará neste ano com a produção de uma redação, que permitirá à Secretaria Municipal de Educação avaliar os alunos quanto às suas habilidades de escrita, identificando as principais dificuldades com relação à estrutura dos diversos gêneros textuais. No dia 11, será a vez da Matemática.
Nas duas disciplinas, os alunos do 2.º e 3.º anos do Ciclo I e 3.º ano do PIC responderão a 28 questões de múltipla escolha. Já os estudantes dos demais anos terão 36 questões. No ano passado eram, respectivamente, 20 e 32 questões. O aumento permitirá que a Secretaria possa avaliar maior número de habilidades dos alunos e atendê-los nos seus diversos níveis de conhecimento. Com mais questões, será possível identificar com maior precisão o que os alunos sabem e o que precisam aprender. A duração das provas será de 3 horas e 30 minutos.

O exame é elaborado por profissionais da Secretaria Municipal de Educação com a empresa contratada pela Prefeitura de São Paulo – o Cespe/UnB. Os professores aplicarão as provas. Os educadores do Ciclo I ficarão responsáveis pela sala de aula em que não lecionam. Os do Ciclo II aplicarão os testes em qualquer turma, com exceção dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática que não podem aplicar provas de suas disciplinas. Os alunos serão orientados a levar apenas lápis, borracha e caneta azul ou preta nos dias de prova.


No dia 11, será aplicado também um questionário de hábitos de estudo para os estudantes. Pais, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores deverão preencher o questionário socioeconômico e entregá-lo ao coordenador local da prova até o dia 11.
Os resultados das avaliações serão encaminhados para as escolas e seguirão para a casa dos alunos pelos Correios.

Nenhum comentário: